Array

Eficiência Energética


Iluminação


A iluminação é a área que representa um maior consumo de eletricidade dentro de um hotel, dependendo de sua percentagem do tamanho do hotel, o principal uso a que se destina e o clima da área geográfica onde está localizado.

Esse consumo pode oscilar entre 12% e 18% do consumo total de energia e cerca de 40% do consumo de energia elétrica.

Climatização


Os sistemas de aquecimento e refrigeração representam a principal área de consumo de energia de um hotel. 

Nos quartos, o cliente possui um termostato que normalmente lhe permite alterar a temperatura dentro de um intervalo de 10ºC a 35ºC. A energia consumida excede, em muitos casos, mais de 15% da energia realmente necessária para aquecer os quartos.

A estratégia ou planeamento energético, do ponto de vista da economia de energia, terá que ser compatível com outros fatores, como a estética das instalações ou o conforto dos clientes.

Em qualquer caso, é claro que o nível ideal de conforto em um hotel não é alcançado pelo consumo de mais energia.

Água quente e caldeiras


As necessidades de água quente sanitárias (AQS)  atingem valores que variam entre 15% e 25% do consumo total de energia do hotel. Estas necessidades variam consideravelmente dependendo da categoria do hotel.

É difícil quantificar a otimização dos sistemas devido ao número de variáveis que podem ocorrer.

A maior percentagem de perdas de energia ocorre na combustão de caldeiras.

Instalações de lazer


As instalações de lazer são uma oferta importante nos hotéis. São geralmente muito concorridas e apreciadas pelos hóspedes.

O sobreaquecimento de uma piscina aquecida pode causar uma condensação excessiva que aumenta os danos nos materiais de construção.

A cobertura das piscinas pode reduzir entre 10% e 30% o uso de energia.

Cozinhas


As cozinhas são grandes consumidores de água e energia. Os seus rácios de consumo variam muito de um hotel para outro, dependendo de suas instalações, horas de operação e procedimentos.

As cozinhas também são consumidoras de gás. Em áreas onde o gás natural não está disponível, o combustível geralmente usado em cozinhas é o propano.

Além disso, este combustível também é utilizado por alguns hotéis em caldeiras, porque, apesar de seu preço mais elevado é um combustível mais limpo que o diesel.

Lavandarias


Como as cozinhas, as lavandarias são grandes consumidoras de energia. Os seus rácios de consumo variam muito de um hotel para outro, dependendo do seu equipamento, horas de processos de operação e de trabalho.

90% da energia usada em uma máquina de lavar roupa é usada para aquecer a água.

Diminuir a temperatura de um ciclo de lavagem de 10ºC pode reduzir o consumo de energia em 40%.